Estado anuncia nova iluminação do Mário Pessoa. Mas onde foi parar a antiga?

Era para corrigir e a cidade perdeu calada, sem se manifestar pelo prejuízo
Arquivo/JBO

O governador da Bahia, Jaques Wagner, autorizou a abertura de processo licitatório para a implantação de um novo sistema de iluminação no Estádio Mário Pessoa em Ilhéus. Publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 9, o aviso adianta que a licitação, na modalidade ‘tomada de preços’, será oficialmente aberta no próximo dia 25. A notícia foi comemorada pelo prefeito Jabes Ribeiro que formalizou a solicitação, em maio passado, junto à Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e Esportes do Estado (Setres).

A reivindicação do prefeito de Ilhéus se deu logo após a classificação do Colo Colo – campeão do Intermunicipal da Bahia 2014, para a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. Na ocasião, o prefeito, em conjunto com o presidente da Câmara Municipal, Josevaldo Machado, recebeu a visita do diretor da Sudesb, Elias Dourado, também em maio, que inspecionou as instalações do Estádio Municipal durante um treino da equipe do Colo Colo.

Além de ganhar um novo sistema de iluminação, a Prefeitura de Ilhéus realizará intervenções físicas no Estádio Mário Pessoa, que incluem pintura interna e externa, reforma dos banheiros e vestiários e uma completa revisão nos sistemas elétrico e hidráulico. No próximo ano, o Estádio sediará os jogos do Colo Colo no Campeonato da Federação Baiana de Futebol.

Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, as melhorias no Mário Pessoa são fundamentais para o fortalecimento do esporte em Ilhéus. “Principalmente agora que o estádio voltará a ser palco dos jogos do nosso Colo Colo no Campeonato Baiano do ano que vem”, destaca o prefeito de Ilhéus, agradecendo a sensibilidade do governador Jaques Wagner e do diretor da Sudesb, Elias Dourado.

Estádio - O Estádio Mário Pessoa, que leva o nome do prefeito Mário Pessoa da Costa e Silva, foi inaugurado em 1940. Na partida inaugural, disputada em 28 de junho, o Esporte Clube Bahia derrotou o Esporte Clube Ypiranga por 4 a 2. Na época, o estádio foi considerado o maior do norte e nordeste do Brasil. O primeiro sistema de iluminação foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1961 durante um amistoso em que o Fluminense do Rio de Janeiro venceu o Vitória por 1 a 0 com gol de Telê Santana.

Cadê? - No início do atual governo, os refletores (que funcionavam normalmente) do estádio Mário Pessoa foram retirados por que, as caixas (apenas as caixas) e a estrutura de ferro onde estavam afixados apresentavam sinais de desgaste. À época, o Corpo de Bombeiros, responsável pela liberação do estádio para a disputa da segunda divisão do campeonato baiano, orientou o governo a recuperar a estrutura. O governo fez diferente. Ao invés de consertar, retirou. E até hoje não se sabe onde a estrutura de iluminação do estádio foi parar. Cadê, senhor prefeito Jabes Ribeiro? Cadê a a antiga iluminação do estádio Mário Pessoa?